«

»

Atividade Física – 3° Idade

Terceira idade

No mundo cerca de 60 % dos adultos e jovens não praticam atividade física. Observa-se o aumento da obesidade, diabetes, cardiopatias e outras doenças, é o que se relaciona pelo menos em parte á falta da prática de atividades físicas.

É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores e jogando vídeo games. E sempre que é questionado o porque de não praticar uma atividade saudável e que traga qualidade de vida a resposta  é que não a tempo para a prática.

Quando se atinge a idade da 3° idade é normal a perda pela aptidão física, causando baixa qualidade de vida em muitos “idosos”. Com o avanço da idade é normal a redução da capacidade cardiovascular, da força, flexibilidade e massa muscular, efeitos causados pela falta de exercícios físicos.

A prática de atividades física traz benefícios tanto para os aspectos físicos e psicológicos. Entre eles estão aumento da força, Flexibilidade, rigidez dos ossos e coordenação motora/Cognitiva.

Benefícios que auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

Algumas recomendações são importantes, antes do início da prática de atividades físicas, procure um médico ou educador físico e faça a realização de exames. Isso permitirá  melhor desenvolvimento das atividades e com segurança.  Atividades que podemos incluir : Natação, Caminhadas, Hidroginástica e Musculação.

Lembrando que Independente do grupo que você faz parte, saiba que o responsável por sua saúde é você mesmo.

Cuide dela.

 

Pessoas que leram este artigo também gostaram destes:

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Ana Maria Merguizo Moreschi

    Seria interessante estimular a pratica de atividade física juntamente à educação. Programas governamentais Saúde e Educação.

    1. Profº Aurélio Ariedo

      Concordo com suas palavras. Precisamos de apoio do ” Governo “, atualmente nas escolas são apenas 2 horas dedicadas a Esporte e Saúde na semana. No qual o ideal seria 6 horas por semana. Assim poderíamos nós educadores físicos contemplar com maior eficaz atividades físicas e aulas que estimule um cuidado maior com a saúde.

  2. Reginaldo Guimarães Lima

    Parabéns Protti pela iniciativa de convidar o Aurelio para escrever aqui conheço ele a pouco tempo mais vejo nele a vontade de trabalhar com prazer e dificil professores assim e tenho certeza que ele ainda ira contribuir muito com Mairinque
    Grande abraço

    1. Profº Aurélio Ariedo

      Reginaldo muito obrigado pelas palavras e digo o mesmo sobre você. Com respeito e dedicação vamos juntos contribuir por uma cidade melhor. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *