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Dor Muscular e Exercícios

Você já sentiu dor quando estava realizando exercícios físicos ? E no dia seguinte a sua prática ?, já sentiu ? Nos dois casos, o músculo foi utilizado até o seu limite, mas a causa da dor é diferente nas duas situações. No primeiro caso, quando o músculo está fazendo o movimento e chega um momento em que você não consegue continuar porque está sentido uma ” queimação”, no local trabalhado, ocorre o que chamamos de FADIGA MUSCULAR, o que é causado pela produção exagerada de uma substância denominada ácido lático. O lado positivo é que a dor some assim que você para a atividade.

Na segunda situação, ocorre o seguinte: Você prática a atividade e vai para a casa sem sentir dor. No outro dia, aparece uma dor no ” Local trabalhado”, podendo diminuir, manter-se ou aumentar com o passar do tempo. Este fenômeno é conhecido como A DOR DO DIA SEGUINTE ou DOR TARDIA, que é causada pela formação de pequenos traumas musculares que inflamam com o tempo, deixando o local dolorido. Essa dor pode passar sozinha com o tempo ( depois de três ou quatro dias). Contudo, se ela persistir, talvez seja preciso procurar um médico ou educador físico para analisar a situação.

Outro em comodo comum é sentir câimbra após a prática de exercícios físicos.  A câimbra é uma contração muito forte e involuntária de um músculo esquelético e pode ter diversas causas, como má circulação, desidratação, desnutrição e falta de alguns minerais. Para acabar com a câimbra  é simples, em primeiro lugar massageie levemente o músculo afetado e quando a dor aliviar alongue-o para alguns segundos. Depois disso tente relaxar e uma maneira de evitar novamente é a se alimentando de maneira correta principalmente com frutas e legumes.

Espero ter tirado algumas duvidas em relação a dores musculares e exercícios físicos. Até breve.

 

 

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