«

Windows 8.1

windows-8_1

  • As primeiras mudanças significantes do Windows 8

Depois de muito se falar nos últimos dois meses sobre as mudanças que a Microsoft apresentaria para a primeira atualização significante do Windows 8, no dia 26 de Junho a empresa apresentou a versão 8.1 do sistema e liberou uma versão de testes para download, que pode ser baixada direto do site da empresa e instalada gratuitamente.

Na nova versão, as mudanças mais drásticas ocorreram na aparência e na integração com os serviços online da Microsoft, outras mudanças notórias no sistema são as novas versões dos aplicativos padrão do sistema, como o Internet Explorer, o Player de Música, o Player de Vídeo, o Visualizador de Imagens e até a Calculadora que vêm com aparência compatível com a aparência moderna do Windows 8 e com algumas funcionalidades a mais.

  • Atualizações na aparência:

De todas as atualizações, provavelmente a que mais agradará aos usuários mais saudosistas do Windows é a volta do botão iniciar no canto inferior esquerdo da tela.

Depois de muitas reclamações dos usuários do Windows 8, a Microsoft resolveu incluir novamente o botão iniciar no sistema, mas o mesmo não mostrará o menu clássico do sistema, como no Windows 7 e anteriores, o botão simplesmente abrirá a tela inicial moderna do Windows 8. Entretanto ao clicarmos com o botão direito no botão iniciar é mostrado um menu semelhante ao menu iniciar antigo como podemos ver nas imagens abaixo:

Botão Iniciar:

Untitled 1

 

Clicando com o botão direito sobre o botão:

Untitled 2

Mais atualizações foram feitas na aparência do Windows, como por exemplo, agora é possível alterar o tamanho dos blocos dos programas na tela inicial moderna entre 4 tamanhos e antes eram somente dois.

4 tamanhos dos blocos de programas:

Untitled 3

 

Na nova versão do Windows também há mais personalizações, como mostrar a área de trabalho ao fundo da tela inicial, mais temas para a tela inicial, apresentação de slides na tela de bloqueio e a possibilidade de iniciar o computador direto na área de trabalho e não somente na tela inicial, como é no Windows 8. Na nova versão você também pode abrir até 4 programas simultaneamente na tela inicial, você pode deixar os programas lado a lado e alterar o espaço que cada um ocupa na tela.

Na imagem vemos 3 programas abertos lado a lado:

Untitled 4

 

  • Novos Aplicativos e Funcionalidades

Além das atualizações na aparência, vários novos aplicativos e funcionalidades estão disponíveis no Windows 8.1.

Dentre os principais programas novos estão o Alarme, o Fresh Paint uma espécie de Paint moderno, há também um aplicativo para scanners.

Dentre os programas com novas versões estão o Player de Música, o Player de Vídeo, o Visualizador de Imagens, a Calculadora, o Gravador de Som e o Internet Explorer, que foi atualizado para a versão 11 nessa versão do Windows.

No Internet Explorer 11 temos a possibilidade de abrir até 100 abas simultaneamente e não somente 10 como era no IE10. A nova versão também tem um sistema de melhoria de desempenho, onde as páginas são abertas mais rapidamente e ao abrir várias abas simultaneamente o desempenho do computador não diminui. A nova versão do IE também tem integração total com HTML5, o que possibilita, por exemplo, assistir ao netflix direto no navegador.

Outra novidade no sistema é a integração com o Bing, site de busca da Microsoft. Essa integração melhora em muito o resultado das buscas.

Agora ao fazer uma pesquisa na tela inicial, o sistema exibe os documentos e programas encontrados no computador além de resultados da Internet.

Untitled 5

 

Outra vantagem dessa integração com o Bing é que ao fazer uma pesquisa, como na imagem acima, uma tela com a interface do Windows 8 é mostrada, exibindo os resultados online para a busca

Nessa imagem vemos o resultado quando pesquisamos por Marilyn Monroe:

Untitled 6

 

A nova versão será lançada em Agosto, mas a versão de testes já pode ser baixada no site da Microsoft pelo link:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/preview-download

Veja o vídeo oficial de apresentação da nova versão:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/preview

Fonte: http://windows.microsoft.com

Pessoas que leram este artigo também gostaram destes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *